Itinerâncias forumdoc.mg
O forumdoc.mg tem como objetivo a democratização do acesso a uma programação de cinema diferenciada e a sessões de debate no interior de Minas Gerais, contemplando diversas regiões do estado. A curadoria é composta por filmes exibidos no forumdoc.bh e por outros títulos do acervo da Associação Filmes de Quintal. As temáticas partem de uma reflexão política e social (e também estética), fomentando a discussão com o público, visando o compartilhamento de experiências a partir dos filmes e de sua proposta de abordagem.
O forumdoc.mg já esteve em Araçuaí, Cambuquira, Contagem, Lagoa Santa, Milho Verde, Montes Claros, Ouro Preto, Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Uberlândia. Para sua realização, conta com o apoio de parcerias institucionais em cada cidade e com os mecanismos de incentivo à cultura.
Cinemas, Cidades e Afetos
Cine Humberto Mauro 02 a 08 de fevereiro de 2009
Verão Arte Contemporânea 2009
Curadoria: Ana Carvalho e Milene Migliano
Colaboração: Rodolfo Fonseca e Silvana Olivieri
A Mostra “Cinemas, Cidades e Afetos” reúne em sua seleção filmes em que cada realizador estabelece uma relação particular, subjetiva e afetiva com as cidades registradas, instaurando questionamentos que podem ser compartilhados com os espectadores, provocando reflexões críticas sobre o que significa viver, se relacionar e participar das dinâmicas urbanas hoje. A mostra reúne filmes que já foram exibidos no forumdoc ou não, definindo cinco programas. No programa 1, a experiência dos realizadores e de seus personagens emerge em cada quadro nos filmes. No programa 2, a cidade expandida para além dos centros urbanos se descortina sobre duas perspectivas. A mobilidade urbana costura o programa 3, enquanto as relações nos centros de Belo Horizonte e Porto Alegre tomam conta do programa 4. As relações entre mídia, informação e comunicação compõem o eixo central do programa 5. O encontro com os filmes da mostra pode suscitar experiências nos espectadores, dentro da sala de cinema, e também fora dela, quando ele volta para a imersão na cidade com outros ângulos despertados nos olhares e escutas para desvelá-la. Realizada em parceria com o Verão Arte Contemporânea e o Cine Humberto Mauro, da Fundação Clóvis Salgado.
O cinema de Chantal Akerman
CCBB São Paulo: 04 a 22 de março de 2009
CCBB Rio de Janeiro 10 a 26 de março de 2009
CCBB Brasília: 17 a 29 de março de 2009
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Co-realização: Associação Filmes de Quintal
Curadoria: Carla Maia
Coordenação de Produção: Carla Maia e Patrícia Mourão
Com presença da diretora, o evento exibiu 20 filmes da cineasta belga radicada na França, atuante desde os anos 60. Do primeiro, o curta “Saute ma ville” (1968), ao último, “Là-bas” (2006), os 20 filmes selecionados anunciam elementos caros à filmografia da diretora – traços autobiográficos e referências às questões do feminino, da memória e da identidade, por exemplo, aliados ao compromisso permanente com o rigor formal, o que resulta em trabalhos inventivos e instigantes. Durante a Mostra, foi lançado um catálogo com ensaios e filmografia da artista.
O cinema de Pedro Costa
CCBB São Paulo: 01 a 12 de setembro de 2010
CCBB Rio de Janeiro: 11 a 23 de setembro de 2010
CCBB Brasília: 14 a 26 de setembro de 2010
Cine Humberto Mauro | Belo Horizonte: 02 a 17 de outubro de 2010
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Co-realização: Associação Filmes de Quintal
Curadoria: Daniel Ribeiro Duarte
Coordenação de Produção: Carla Maia e Patrícia Mourão
A mostra apresentou uma retrospectiva integral dos filmes de Pedro Costa, com a presença do diretor em conversa com o público. Com uma obra nada extensa e um tanto clandestina – apenas 7 longas e 3 curtas em mais de 20 anos de produção – o cineasta constrói um discurso elaborado e em constante diálogo com uma constelação de autores clássicos, o que fez de seus filmes espécies de manifestos do cinema moderno e contemporâneo, uma prova tangível de que o cinema ainda pode ser livre e comprometido, político e poético, ético e estético.
A retrospectiva foi acompanhada por uma mostra de curadoria do próprio cineasta, a Carta Branca a Pedro Costa, com filmes de diretores como Eustache, Warhol e Straub. Durante o evento foi lançado um catálogo com filmografia e fortuna crítica.